quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

CENSURA

PREFEITURA DE SÃO ROQUE (interior de São Paulo) proíbe música ao vivo em bares e restaurantes.

Desde agosto de 2010 a Prefeitura começou a tomar medidas arbitrárias, multando bares e restaurantes que colocavam música ao vivo em suas dependências. É importante frisar que as multas eram aplicadas sem os fiscais sequer medirem os decibéis e muitas vezes os fiscais levavam a multa nos dias seguintes dos acontecimentos, sem notificar o estabelecimento e sem qualquer justificativa.

Em novembro de 2010 músicos e proprietários de bares e restaurantes se organizaram na Associação Comercial, com o apoio do presidente Antonio Di Girolamo, para discutir como fazer a Prefeitura entender que com as duras medidas tomadas bares iriam fechar, músicos ficariam impedidos de execer sua atividade e o movimento noturno de entretenimento na cidade iria cair burscamente. Na ocasião, foram eleitos representantes para conversar com o Prefeito, o vereador Rodrigo Nunes, o músico Edson D'aísa e a comerciante Sônia, levando ofícios da Câmara Municipal e Associação Comercial apoindo a iniciativa dos músicos, visando solucionar a questão da melhor maneira possível.

Após uma reunião no prédio do Planejamento na Prefeitura de São Roque, ficou acertado com o então Diretor de Planejamento, Advogado e Fiscais da Prefeitura, que poderia ser feita uma adequação na Lei que dispõe sobre a atividade noturna da cidade.

Os representantes tiveram apoio dos vereadores Rodrigo Nunes, João Paulo e Milton Cavalcanti, os quais colocaram a Câmara Municipal à disposição para buscar Leis de outros municípios turísticos para adequar a atividade noturna da cidade.

Logo após, o vereador Rodrigo Nunes protocolou na Prefeitura a proposta de emenda em Novembro de 2010. A Prefeitura informou que tomaria as providências em um prazo de um mês, mas até agora nada foi feito, absolutamente nada!

De lá pra cá três estabelecimentos fecharam as portas, os bares Camaleão, Cappadocia e o clube Palhoça. Parece pouco, mas para uma cidade como São Roque, carente nesse tipo de atividade, isso é muito impactante. Os proprietários alegam que foi determinante a questão do impedimento de som ao vivo para a queda nos rendimentos e consequente fechamento dos estabelecimentos.

Ou seja, com essa atitude a Prefeitura contribui com o desemprego, a falta de entretenimento para o público local e turistas, trazendo um impacto negativo para comerciantes, músicos e para a economia da cidade como um todo.

É importante frisar que a maioria dos músicos da cidade vivem exclusivamente de sua profissão, têm família, filhos, sendo os principais prejudicados com essa situação. Sem contar que a Prefeitura não possui uma agenda regular de eventos que ofereça mais oportunidade de trabalho para os mesmos. Além disso, São Roque é uma das cidades com mais alunos inscritos no Conservatório de Tatuí e possui inúmeros músicos de destaque no cenário regional, nacional e internacional.

"Nós queremos trabalhar! É inadmissível ter que mendigar ao Prefeito para que ele dê condições de exercermos nossa profissão. Nos sentimos marginalizados! Esse descaso está prejudicando nossas famílias e fazendo com que tenhamos que sair de São Roque em busca de oportunidade. Nós estamos agindo com bom senso, ao contrário da Prefeitura, estamos organizados, temos o apoio da Câmara dos Vereadores, da Associação Comercial e do público que nos prestigia. Merecemos o devido respeito!", afirmam os representantes dos músicos locais.

Confira matéria acessando
http://grupoculturainterior.blogspot.com/2011/02/prefeito-proibe-musica-ao-vivo-em-sao.html

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

TUCA MARQUES DE NITERÓI CLASSIFICADO NO FAVELA FESTIVAL

Saiu a lista de clasificados para a fase de eliminatórias do Favela Festival. O evento promovido pela CUFA (Central Única das Favelas) tem como meta promover e difundir a música feita nas favelas e comunidades carentes do Rio de Janeiro. E um dos classificados é o cantor e compositor Tuca Marques! Representando a comunidade de Santa Bárbara, na Zona Norte de Niterói, Tuca foi classificado com a música “Sem Sair do Lugar”, balada no formato voz/violão de autoria do compositor niteroiense que faz parte do repertório de seu show ‘Tuca Marques Acústico Vol.1’! Em breve, serão divugados os locais e datas das apresentações que farão parte da fase eliminatória. Mais informações sobre o festival na página oficial do Favela Festival (http://www.fevelafestival.com.br/) ou na versão on line do Feira Moderna Zine (http://www.feiramodernazine.com/).

Latitude Zero Prod

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

541 VISITAS EM JANEIRO


Mais um excelente e expressivo número de visitas de leitores e internautas às páginas do blogsite FESTIVAL NACIONAL DE VOZ E VIOLÃO. No mês de janeiro foram 541 visitas, um excelente número, levando-se em conta que estamos longe dos meses do nosso festival.

Queremos agradecer aos nossos amigos, leitores e internautas de plantão por nos apoiarem e mandarem notícias, ideias e críticas que sempre nos valorizam.

PR PRODUÇÕES